Simboliza na natureza o resultado de um longo processo. Quando a sementeira é feito sob o designio de Capricórnio, o grão torna-se aqui o espigão maduro, pronto para a ceifa e a colheita, o armazenamento em celeiros. Sob este signo de terra-mutável, estéril por um tempo, tudo na natureza se resseca (o grão liberta-se da espiga ao destacar-se de seu invólucro), torna-se diferenciado, selecionado, particularizado, demarcado, reduzido, impondo a si mesmo limites precisos.
O impulso vital está no seu declínio: as forças diminuem, as formas se afinam; mas o empobrecimento da vida em seu estado bruto é compensado por uma ordenação da mente. Surge a razão, o homem que procura por sua razão lógica. A energia é canalizada na esfera imaterial da inteligência, na acuidade da mente. Este signo corresponde organicamente ao intestino em sua função de crivo de triagem, assimilação e eliminação dos detritos.
Signo de Mercúrio tem afinidade com o astro em sua repressão à vida sensível, na intelectualização e socialização em prol dos costumes e convenções submetidos às regras do bom senso; comércio da mente por meio das idéias revestidas de palavras, e comércio da matéria pelo sistema dos intercâmbios regulamentados. Signo e planeta estabelecem distinções, separações, demarcações, classificações, a exemplo da seca que destaca as partes de um todo.
. Carta da semana: Rei de C...
. Especial Halloween - Um l...
. A responsabilidade de ser...
. Balança e o seu Anjo prot...
. Novo curso de leitura de ...
. Leitura de Tarot para o A...
. Aprender a desculpar. Com...
. Outros locais
. Em Inglês